"Faça parte dessa jornada educativa um aprendizado Lúdico"
Certamente, o Bilboquê é um brinquedo tradicional versátil que pode ser explorado em aulas de Educação Física para crianças de todas as idades, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Aqui estão algumas valências das neurociências que podem ser trabalhadas com o Bilboquê, juntamente com as habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) relacionadas:
Valências na Neurociências:
Coordenação Motora Fina:
O uso do Bilboquê requer precisão nos movimentos das mãos e dos dedos para lançar a bola e pegá-la no copo. Isso contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças.
Equilíbrio:
O equilíbrio é essencial para manter o Bilboquê estável enquanto a bola é lançada e pega. Os desafios de equilíbrio podem ser adaptados à idade e ao nível de habilidade dos alunos.
Percepção Espacial e Temporal:
Os alunos precisam compreender a trajetória da bola no ar e a temporalidade necessária para pegá-la no copo. Isso desenvolve a percepção espacial e a compreensão do tempo.
Concentração e atenção:
O Bilboquê desafia a concentração, já que exige foco para realizar os movimentos com sucesso. Isso contribui para o desenvolvimento da atenção e concentração.
Resolução de Problemas:
Tentar pegar a bola no copo do Bilboquê é um desafio que envolve a resolução de problemas. Os alunos precisam ajustar seus movimentos e estratégias para ter sucesso.
Habilidades para a Educação Infantil:
Explorar diferentes movimentos e gestos, percebendo as possibilidades e limites do próprio corpo.
Participar de brincadeiras que envolvam regras, respeitando as normas estabelecidas, construindo coletivamente acordos e ampliando as possibilidades de interações sociais.
Habilidades para o Ensino Fundamental:
Demonstrar habilidades motoras relacionadas à manipulação de objetos, como lançar, receber, chutar, rebater, arremessar, entre outras, de forma a aprimorar o controle e a precisão dos movimentos.
(EF02EF09)
Utilizar as habilidades motoras adquiridas em diferentes atividades lúdicas, esportivas, rítmicas e expressivas, cooperando com os parceiros e respeitando as regras e os limites pessoais e dos colegas.
Os códigos alfanuméricos específicos variam de acordo com a faixa etária e a etapa do ensino, mas as habilidades mencionadas estão alinhadas com as diretrizes da BNCC para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Avaliação:
A avaliação pode ser realizada de forma formativa, observando o controle dos movimentos e a criatividade dos alunos ao usar o Bilboquê. Forneça feedback positivo e sugira maneiras de melhorar o desempenho.
Ao usar o Bilboquê nas aulas de Educação Física, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades motoras, cognitivas e emocionais, promovendo um aprendizado holístico e integrado. Além disso, as atividades com o Bilboquê podem ser adaptadas para atender às diferentes idades e níveis de habilidade dos alunos.