"Faça parte dessa jornada educativa um aprendizado Lúdico"
A bolinha de gude é um brinquedo tradicional que oferece diversas oportunidades para trabalhar as valências das neurociências e habilidades da BNCC nas aulas de Educação Física. Aqui estão algumas valências das neurociências que podem ser trabalhadas, juntamente com as habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) relacionadas:
Valências na Neurociências:
Coordenação Motora Fina:
O manuseio das bolinhas de gude exige precisão nos movimentos das mãos e dos dedos, contribuindo para o desenvolvimento da coordenação motora fina.
Percepção Espacial e Temporal:
Os alunos precisam calcular a força e a trajetória para atirar as bolinhas e acertar os alvos. Isso desenvolve a percepção espacial e a compreensão do tempo.
Estratégia e Planejamento:
Jogar bolinha de gude envolve planejamento e estratégia, já que os alunos precisam decidir como vão jogar e onde mirar para obter o melhor resultado.
Concentração e Atenção:
Para ter sucesso no jogo, os alunos precisam de concentração e atenção para acompanhar a direção das bolinhas e avaliar as melhores jogadas.
Resolução de Conflitos:
Os jogos de bolinha de gude podem envolver disputas e regras. Os alunos têm a oportunidade de resolver conflitos de forma respeitosa e colaborativa.
Habilidades para a Educação Infantil
(EI02EF01)
- Explorar diferentes movimentos e gestos, percebendo as possibilidades e limites do próprio corpo.
(EI03EF01)
- Participar de brincadeiras que envolvam regras, respeitando as normas estabelecidas, construindo coletivamente acordos e ampliando as possibilidades de interações sociais.
Habilidades para o Ensino Fundamental
(EF02EF05)
- Demonstrar habilidades motoras relacionadas à manipulação de objetos, como lançar, receber, chutar, rebater, arremessar, entre outras, de forma a aprimorar o controle e a precisão dos movimentos
(EF02EF09)
Utilizar as habilidades motoras adquiridas em diferentes atividades lúdicas, esportivas, rítmicas e expressivas, cooperando com os parceiros e respeitando as regras e os limites pessoais e dos colegas.
Os códigos alfanuméricos específicos variam de acordo com a faixa etária e a etapa do ensino, mas as habilidades mencionadas estão alinhadas com as diretrizes da BNCC para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Avaliação:
A avaliação pode ser realizada de forma formativa, observando o controle dos movimentos e a criatividade dos alunos ao usar o brinquedo Bolinha de Sabão. Forneça feedback positivo e sugira maneiras de melhorar o desempenho.
Ao usar a bolinha de gude nas aulas de Educação Física, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades motoras, cognitivas e sociais, ao mesmo tempo em que se divertem e aprendem a jogar de forma estratégica e respeitosa. As atividades com bolinha de gude podem ser adaptadas para atender às diferentes idades e níveis de habilidade dos alunos.